São Paulo – O presidente norte-americano, Joe Biden, autorizou a liberação das reservas estratégicas de petróleo dos Estados Unidos para compensar a obstrução causada pela passagem do furacão Ida na produção do país. Segundo ele, a medida visa impedir uma disparada ainda maior nos preços da gasolina.
“O furacão Ida atingiu o centro de nossa produção de petróleo, por isso, autorizei a liberação das reservas estratégicas para que haja oferta de combustíveis e os preços da gasolina não subam ainda mais”, disse ele em pronunciamento.
De acordo com dados atualizados ontem pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, as reservas estratégicas do país somavam 621,3 milhões de barris na semana encerrada em 27 de agosto. Essas reservas são armazenadas em cavernas de sal subterrâneas e são usadas em momentos de emergência para garantir o abastecimento.
Recentemente, o governo norte-americano voltou a vender parte dos barris alocados nas reservas estratégicas para ajudar a mitigar o efeito da subida dos preços da gasolina em um momento no qual dos Estados Unidos enfrentam uma disparada da inflação.
Com a passagem do furacão Ida pelo Golfo do México, essa venda deve ser acelerada. Segundo o Bureau de Segurança e Fiscalização Ambiental (BSEE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, 249 plataformas de petróleo, ou 44,46% do total, seguem com evacuadas no Golfo do México, retirando 1.455.279 barris de petróleo do dia de circulação, ou 79,96%.