Biden pressiona Congresso a suspender imposto federal sobre gasolina

656

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, voltou a pedir ao Congresso que suspenda os impostos federais sobre a gasolina e o diesel até o final de setembro, colocando a medida como necessária para aliviar os preços aos consumidores americanos, em meio à maior inflação dos últimos 40 anos no país.

“Ao suspender o imposto federal de US$ 0,18 centavos sobre o gás para os próximos 90 dias, podemos baixar o preço dos combustíveis e dar às famílias um pouco de respiro”, disse Biden em um discurso da Casa Branca.

O presidente disse entender plenamente que a medida sozinha, que tem previsão de durar somente no verão do hemisfério norte, não vai resolver o problema, mas fornecerá às famílias algum alívio imediato.

“Apenas um pouco de espaço para respirar enquanto continuamos trabalhando para baixar os preços a longo prazo”, acrescentou o presidente.

A ideia enfrenta grandes entraves dentro do Congresso para aprovar tal movimento, após receber represálias dos próprios aliados do presidente no Capitólio.

Biden também pediu aos Estados que tomassem medidas para remover seus próprios impostos sobre gás e diesel. O presidente ainda disse que irá solicitar às companhias de refino de petróleo para aumentar sua capacidade durante uma reunião planejada esta semana com funcionários dessas petroleiras.