Biden promete em visita a Israel que Irã não terá acesso a armas nucleares

811

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que o país não permitirá que o Irã adquira uma arma nuclear e que ele acreditava que a diplomacia continuava a ser o melhor caminho para impedir que a nação obtenha uma, apesar das objeções israelenses sobre um acordo com a República Islâmica.

“Os Estados Unidos salientam que parte integrante desta promessa é o compromisso de nunca permitir que o Irã adquira uma arma nuclear, e que está preparado para usar todos os elementos de seu poder nacional para garantir esse resultado”, disse Biden numa declaração conjunta com Israel divulgada pela Casa Branca.

Na declaração, os dois líderes ressaltaram o objetivo de expandir a relação de segurança entre suas nações e combater o que descreveram como esforços do Irã para desestabilizar a região. O presidente reiterou o “compromisso inabalável” dos Estados Unidos com a segurança de Israel.

Na última terça-feira, o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, o Irã está se preparando para fornecer à Rússia drones para o campo de batalha na Ucrânia, assim como treinamento para suas forças para usá-los.

“Não está claro se o Irã já entregou algum desses UAVs à Rússia”, disse Sullivan durante coletiva na Casa Branca, usando a abreviatura em inglês de “veículo aéreo não tripulado”.

O Irã desenvolveu um programa avançado de drones nos últimos anos, e os Estados Unidos e seus aliados culparam Teerã e seus representantes por ataques de drones às forças americanas na região e aliados regionais, inclusive contra uma base dos Estados Unidos na Síria em outubro.

Recentemente, membros do Departamento do Tesouro descreveram os drones iranianos como uma ameaça à paz e estabilidade internacionais. No ano passado, os Estados Unidos impuseram sanções contra empresas iranianas e seus executivos que dizem estar ligados ao desenvolvimento dessas aeronaves.