São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reafirmou seu compromisso em exigir a vacinação de professores contratados pelo governo federal e pediu, novamente, que governadores exijam a imunização dos funcionários da escolas sob seu controle.
“A maneira mais segura para o retorno de nossas crianças às aulas é a vacinação de todos. Mesmo aquelas menores de 12 anos que não podem se vacinar estarão mais protegidas com adultos ao seu redor imunizados e que sigam todas as regras sanitárias”, afirmou Biden durante um discurso sobre o retorno às aulas.
O presidente pediu aos pais das crianças que caso ainda não estejam vacinados que busquem o ponto mais próximo de imunização. “Levem seus filhos maiores de 12 anos. Vacine-os”, acrescentou ele.
Biden também prometeu que irá acionar mais uma vez a Lei de Defesa Nacional que permite ao governo exigir que indústrias privadas produzam objetos de extrema necessidade. “Irei acioná-lo para termos mais de 300 milhões de testes de covid-19, que estarão disponíveis gratuitamente ou a preço de custo para entrega a domicílio em diversas farmácias e varejistas”, disse ele.
Por fim, sobre alguns governadores que estão ameaçando professores e funcionários que exijam o uso de máscaras em escolas, Biden disse estar desapontado. “Isso se trata da vida de crianças. Por isso, vamos proteger os professores”, disse ele.
Ontem à noite, o presidente detalhou seu plano de combate à covid-19, que incluía as medidas mencionadas novamente por ele hoje, como a cobertura de salários de professores afetados por governadores dissidentes, e outras ações para aceleração de vacinação.