São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, voltou a dizer que acredita que o presidente russo, Vladimir Putin, irá adiante com uma invasão da Ucrânia dentro de dias.
“Meu sentimento é que isso acontecerá nos próximos dias”, disse Biden à ABC News ao deixar a Casa Branca pela manhã. “”Eles [Rússia] não removeram nenhuma de suas tropas. Eles movimentaram ainda mais tropas”, completou o presidente ao explicar as movimentações do exército russo na fronteira com a Ucrânia.
De acordo com Biden, existem informações sobre uma operação de “bandeira falsa” —quando o próprio país (no caso a Rússia) finge que foi atacado para, então, usar essa agressão fabricada como desculpa para, de fato, agredir o inimigo (a Ucrânia).
Países ocidentais já acusaram a Rússia de ter planos de incitar ou encenar um incidente nas áreas da Ucrânia controladas por rebeldes para justificar um ataque.
Biden repetiu ao deixar a Casa Branca que ainda há um caminho para a diplomacia, mas disse que não tem planos de entrar em contato com Putin.
“É por isso que eu pedi”, disse ele, “ao secretário Blinken para ir à ONU fazer sua declaração hoje”, referindo-se ao secretário de Estado Antony Blinken, que mudou de planos às pressas para se dirigir ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.