Black Friday 2024 fatura R$ 9,4 bilhões de quinta a domingo, 10,7% a mais que em 2023, diz Neotrust Confi

38
E-commerce

São Paulo, 2 de dezembro de 2024 – A Neotrust Confi, empresa de soluções de inteligência para o varejo online, concluiu que a Black Friday 2024 registrou faturamento de R$ 9,4 bilhões de quinta-feira (28) a domingo (1/2). O montante é 10,7% maior do que o mesmo período de 2023, quando houve faturamento de R$ 8,43 bilhões. Em unidades vendidas, foram 18,2 milhões. Em 2023, foram 15,8 milhões, um aumento de 14%.

Outros dados importantes do período é que o ticket médio das compras foi de R$ 515,66, valor 2,9% menor que o de 2023; a cesta de pedidos teve em média 2,9 itens por pedido, 3,3 a menos que em 2023; e o frete médio foi de R$ 32,87 e 59,8% dos pedidos foram com fretes pagos. Além disso, 63% das compras foram com cartão de crédito; em 2023, foram 61%.

Na análise por categorias de produtos, a mais vendida foi a de eletrodomésticos, com 15,8% de participação de mercado e registrou crescimento de 4% em relação ao período similar de 2023.

Na sequência vêm as seguintes categorias: Eletrônicos (11,3% de participação, queda de 4% em relação a 2023); Telefonia (9,4% de participação, queda de 13% em relação a 2023); Moda e Acessórios (7,5% de participação, queda de 2,2% em relação a 2023); Ar e Ventilação (6,3% de participação, aumento de 66,1% em relação a 2023); Informática (5,7% de participação, queda de 8,4% em relação a 2023); Móveis (5,6% de participação, aumento de 14% em relação a 2023) Beleza e Perfumaria (5,5% de participação, aumento de 13,1% em relação a 2023); Automotivo (3,6% de participação, evolução de 36% em relação a 2023); e Esporte e Lazer (3,6% de participação, aumento de 41% em relação a 2023).

O sábado 30 de novembro foi o dia que apresentou maior crescimento quando comparado com o mesmo período de 2023. A data registrou R$ 1,9 bilhão em faturamento, o montante foi 21,95% maior do que o sábado pós-Black Friday do ano passado, quando houve faturamento de R$ 1,58 bilhão.

A sexta-feira 29 de novembro, data oficial da Black Friday 2024, obteve faturamento de R$ 4,27 bilhões, 8,4% a mais do que a Black Friday de 2023 (R$ 3,94 bilhões). Em unidades vendidas, foram 20,67 milhões, contra 18,88 milhões em 2023, um aumento de 9,4%.

Na quinta-feira, 28 de novembro, a plataforma Black Friday Hora a Hora registrou R$ 1,70 bilhão em faturamento, 5,8% a mais do que a véspera da Black Friday 2023, que obteve R$ 1,60 bilhão. No somatório de dados da quinta e sexta-feira deste ano, foram R$ 5,97 bilhões de faturamento, 33,02 milhões de produtos vendidos e R$ 180,7 no valor médio por produto comprado.

Os dados são produzidos com base em dados coletados continuamente com mais de 5.000 varejistas online de todo o país, incluindo os maiores varejistas do País que são clientes da Neotrust. A Confi, empresa da qual a Neotrust faz parte, realiza monitoramentos mensais detalhados da evolução do cenário de e-commerce no Brasil, abrangendo uma média diária de 1,5 milhão de pedidos.

Segundo a Confi, as boas vendas na Black Friday 2024 deste ano estão sendo impulsionadas por alguns fatores. A data oficial, 29 de novembro, encosta no último dia do mês, que por sua vez casa com o pagamento da primeira parcela do 13º salário e a proximidade com o Natal, que podem fortalecer os gastos do consumidor. Além disso, o ano de 2024 apresentou aumento de faturamento de 13,8% até aqui.