São Paulo – O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, discutiram o aprofundamento da cooperação entre os dois países durante uma reunião na Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o Departamento de Estado, os diplomatas prometeram trabalhar juntos para “enfrentar os desafios geopolíticos”.
“Os Estados Unidos e a Turquia estão comprometidos em trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios geopolíticos atuais, diz o comunicado. “O secretário Blinken e o ministro das Relações Exteriores Cavusoglu pretendem aprofundar a cooperação bilateral por meio de um diálogo construtivo e aberto, conforme previsto pelo Mecanismo Estratégico EUA-Turquia”.
A conversa dos Estados Unidos com a Turquia ocorre em meio à formalização dos pedidos de Suécia e Finlândia para ingressarem na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
A Turquia informou no início da semana que vetaria a entrada dos dois países, com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, alegando que não aceitaria dentro do bloco militar nações que aplicam sanções ao seu país.
De acordo com a agência oficial de notícias turca, tanto suecos quantos finlandeses rejeitam repetidas solicitações de extradição de militantes curdos, que o governo turco qualifica como terroristas.