BNDES aprova financiamento para exportação de 24 jatos da Embraer

477

São Paulo – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de US$ 500 milhões para a exportação de 24 jatos comerciais E175 da Embraer para a SkyWest Airlines, nos Estados Unidos.
“A operação fortalece a produção industrial nacional em um momento em que ela ainda sente os efeitos da pandemia de Covid-19 e ajuda a viabilizar a presença de produtos brasileiros de alta tecnologia no maior e mais competitivo mercado de aviação do mundo. Os aviões estão sendo entregues entre agosto de 2021 e abril de 2022”, disse a Embraer em comunicado.
Ainda segundo a Embraer, o financiamento segue a linha das operações realizadas por agências de crédito à exportação nos países com indústrias aeronáuticas de ponta.
“Trata-se de um setor considerado estratégico pelas nações devido a aspectos como tecnologia, inovação e alta capacitação de mão de obra. Essas agências atuam de forma complementar ao mercado privado de crédito e com mais intensidade em momentos de crise, o que se evidencia pelo histórico entre BNDES e Embraer”, completou.
Com capacidade para transportar até 88 passageiros, o jato E175 se tornou líder de vendas da Embraer com a diminuição de voos de longa distância por conta da pandemia, o E175. Atualmente, há mais de 600 jatos desse modelo em operação no mundo.
Por último, a Embraer explica que o financiamento será feito por meio do BNDES Exim Pós-embarque, com desembolsos realizados em reais no Brasil em favor da exportadora.
“Nesse tipo de operação, a importadora assume o compromisso de pagamento em dólares ao BNDES, atraindo divisas nesta moeda para o Brasil. Está embutido na transação um seguro de crédito com cobertura para riscos comerciais, políticos e extraordinários”, finalizou.
Bruno Soares / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA