Bolsa anuncia contrato Copom, que permite negociação da variação Selic meta

1069

São Paulo – A B3 anunciou o contrato de opção de Copom em sua plataforma de negociação eletrônica, um novo instrumento que permite a negociação da variação da taxa Selic meta decidida em cada reunião do Comitê de Política Monetária, vinculado ao Banco Central (BC).

A taxa Selic é indica o preço do dinheiro, afetando, por exemplo, a demanda de crédito ou a rentabilidade de uma série de investimentos. Periodicamente, os membros do Copom se reúnem para definir a taxa Selic meta, famosa reunião do Copom, que visa cumprir a meta do governo para a inflação.

Segundo a bolsa brasileira, o prêmio negociado pelo contrato de opção de Copom pode variar em uma escala de 0 a 100 pontos e reflete diretamente a probabilidade de ocorrer determinado cenário. Cada ponto vale R$100 e cada strike (preço de exercício) representa uma possível variação da Selic meta definida pelo Copom.

O payoff no vencimento é do tipo cash-or-nothing, sendo que, em caso de exercício da opção, o valor a ser recebido pelo comprador da opção é de 100 pontos, equivalente a R$ 10 mil. O contrato tem exercício automático no vencimento, que corresponde ao dia útil subsequente à data de término da reunião.