São Paulo – O presidente Jair Bolsonaro disse que a cloroquina deveria ser usada para tratar pessoas contaminadas pela covid-19 antes mesmo de os casos se agravarem, e que vai conversar com o ministro da Saúde, Nelson Teich, para que este seja o protocolo usado no Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo Bolsonaro, médicos “de vários países” entendem que “a cloroquina pode e deve ser usada desde o início, apesar de saberem que não tem confirmação científica de sua eficácia”.
“Meu entendimento, ouvindo médicos, é que ela deve ser usada desde o início por parte daqueles que integram grupo de risco”, disse ele, afirmando que vai conversar com Teich e acrescentando que “todos os ministros têm que estar afinados comigo”.
Ontem, Teich disse em sua conta no Twitter que “a cloroquina é um medicamento com efeitos colaterais. Então, qualquer prescrição deve ser feita com base em avaliação médica. O paciente deve entender os riscos e assinar o ‘Termo de Consentimento’ antes de iniciar o uso da cloroquina”.