São Paulo – A diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Michelle Bowman, defendeu a atual postura da política monetária, afirmando que deve ajudar a economia dos Estados Unidos a crescer.
“Minha perspectiva é de que a economia norte-americana continuará crescendo em ritmo moderado, com a taxa de desemprego – atualmente no menor nível em 50 anos – permanecendo baixa”, disse.
Segundo ela, a inflação deve acelerar gradualmente para a meta de 2% ao ano do Fed.
“Portanto, no geral, o cenário econômico nacional parece muito favorável, o que deve apoiar amplamente as economias locais. E, é claro, ao garantir que consumidores e empresas de suas comunidades tenham acesso a serviços financeiros, o que é um dos principais contribuintes para a saúde de nossa economia norte-americana”, afirmou.
No mês passado, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) manteve a taxa de juros inalterada na faixa entre 1,50% e 1,75% ao ano e sinalizou que deve seguir com a política monetária em compasso de espera até que algum evento altere a perspectiva para a economia dos Estados Unidos.
Bowman fez os comentários em um texto preparado evento em Orlando, na Flórida, que tratava de bancos e serviços financeiros comunitários.