Bradesco investe em Hospital Santa Lúcia e amplia competividade de planos de saúde

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São Paulo, SP – O Bradesco, por meio de sua controlada indireta Atlântica, direcionada ao investimento em hospitais, fechou um acordo de investimento com o Hospital Santa Lúcia (HSL) e seus atuais sócios (Família Leal), para adquirir 20% do capital social do HSL. A Família Leal, fundadora do HSL, permanecerá com 80% do seu capital social, e as partes celebrarão um acordo de acionistas.

O Itaú BBA disse que, considerando o impacto direto no setor, o movimento deve melhorar a eficiência e a competitividade do plano de saúde do Bradesco na região Centro-Oeste. O
Grupo Santa é a maior rede hospitalar da região, com presença no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Possui dois centros radiológicos e oito hospitais, somando mais de 1.350 leitos, com destaque para o Hospital Santa Lúcia Sul, o primeiro de Brasília e atualmente o maior hospital privado da região Centro-Oeste.

“Embora pequeno, o passo estratégico é mais importante. Os 1.350 leitos do grupo são cinco vezes mais que suficientes para atender os 267 mil beneficiários do Bradesco na região (dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar). A estratégia é tentar diminuir a MLR da base atual e agregar clientes na região com um produto mais competitivo”, comentou o Itaú.

A análise lembrou ainda que o Seguro Bradesco não administrará e consolidará as finanças do hospital por si só, mas deverá ser capaz de agilizar os interesses entre pagador e fornecedor, otimizando os níveis de serviço e a lucratividade.

“Como observamos recentemente, o elevado MLR (93%) tem sido uma questão fundamental para os resultados do seguro saúde do Bradesco. Cada redução de 100 pb na MLR, o lucro líquido do Bradesco cresce R$ 200 milhões por ano, melhorando a rentabilidade da companhia. O capital extra e a rede de clientes adicionados ao Grupo Santa deverão ajudar a impulsionar a expansão do grupo hospitalar em novas regiões, um acordo vantajoso para ambos no longo prazo”, ressaltou a análise.

Por fim, o Itaú BBA disse que o Bradesco poderia replicar esse movimento com outros grupos hospitalares regionais (por exemplo, Mater Dei em Minas Gerais) ou apoiar a expansão do Grupo Santa para novas regiões. Isto pode representar um risco para outros grupos hospitalares como a Rede D’Or.