São Paulo, SP – O Brasil se tornou o oitavo maior país em capacidade instalada para geração de energia a partir de fonte solar. Esta é a primeira vez que o país entra no ranking dos dez maiores geradores de energia a partir do sol no mundo, segundo dados da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena). O relatório afirma que, em 2022, o Brasil ultrapassou os 24 GW de potência operacional. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), este número, em 2023, já é superior a 26 GW.
“Os números demonstram o potencial brasileiro em fontes de energia renovável. Desde o início do nosso trabalho no MME temos como meta tornar o país protagonista na transição energética, aproveitando os nossos recursos naturais de forma sustentável e, assim, gerando mais empregos e renda para a nossa população”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.
Os dados levam em conta a soma das grandes usinas solares e de sistemas de geração solar própria de pequeno e médio portes. Em janeiro deste ano, a fonte solar se tornou a segunda maior em capacidade instalada no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), desde julho do ano passado a sua potência cresce cerca de 1 GW por mês, em média.