São Paulo, SP – A Braskem, por meio da sua subsidiária integral Braskem Netherlands, informou que em parceria com a Terra Circular lançou a Upsyde, empresa com tecnologia patenteada e proprietária, capaz de converter resíduos plásticos difíceis de reciclar em produtos finais circulares, colocando em prática um modelo criativo e disruptivo de lidar com esses tipos de resíduos.
O lançamento acontece um ano após o anúncio da assinatura do contrato para formação do empreendimento. A empresa atua com independência operacional e financeira, tendo a Braskem como controladora com 60% de participação e a possibilidade de extensão do uso da tecnologia para outras regiões. A Terra Circular aportou na joint venture as ações de sua
subsidiária (anteriormente ER Plastics), empresa com capacidade de reciclar 23 mil toneladas/ano de resíduos plásticos mistos em peças moldadas por compressão.
As instalações da Upsyde estão sediadas em Weert, na Holanda. A tecnologia inovadora e patenteada de reciclagem de resíduos plásticos difíceis de processar é utilizada para produção de bens de consumo duráveis (como pallets, placas para uso em construção e estradas, mantas asfálticas e tapetes para serviço pesado). Assim, a Upsyde concilia sustentabilidade e inovação, contribuindo para um futuro mais sustentável por meio da oferta de soluções circulares.
Os produtos de Upsyde fazem parte do ecossistema de circularidade da Braskem Wenew, que engloba os pilares de produtos, educação, tecnologia e design circular e consolida sob um único guarda-chuva todas as ações da companhia voltadas para a reciclagem e a economia circular.
“A criação da Upsyde é um dos projetos que contribuirá para que a Braskem atinja seu compromisso com a eliminação de resíduos plásticos, evitando que 1,5 milhões de toneladas de resíduos plásticos sejam enviados para incineração, aterros ou serem descartados no meio ambiente até 2030, além de comercializar 300 mil toneladas de produtos com conteúdo reciclado até 2025 e 1 milhão de toneladas destes produtos até 2030.