São Paulo, 17 de novembro de 2020 – Os países do Brics (grupo composto por Brasil, Rússia, India, China e África do Sul) se comprometeram a contribuir para a recuperação da economia global após a pandemia do novo coronavírus, ampliando a cooperação internacional, de acordo com documento publicado após reunião por videoconferência entre os líderes do grupo.
“Dada a participação do Brics na economia e no comércio globais, nos comprometemos a liderar no fortalecimento da cooperação multilateral e na consolidação dos esforços internacionais, visando a elaboração de soluções comuns, eficientes e sustentáveis para enfrentar a crise atual e garantir o crescimento econômico”, diz o documento.
“Reiteramos o imperativo de fortalecer a cooperação internacional com vistas a aumentar as capacidades individuais e compartilhadas para enfrentar conjuntamente as ameaças mundiais emergentes, incluindo a pandemia de covid-19 e seus impactos adversos, de maneira eficiente, pragmática, coordenada e rápida”.
No documento, os países do Brics reconhecem a necessidade de fortalecer a cooperação em questões complexas da agenda econômica pós-pandemia. “Reiteramos a importância de mercados globais abertos, estáveis e seguros”.
Os países reconheceram ainda “o papel crucial do comércio internacional na recuperação econômica”, e reiteraram seu compromisso com um sistema comercial multilateral. “É fundamental que todos os membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) evitem medidas unilaterais e protecionistas, que vão contra o espírito e as regras da OMC”.
Por fim, eles apoiaram mudanças na organização. “Apoiamos a reforma necessária na OMC com vistas a torná-la mais resiliente e eficaz no enfrentamento dos desafios econômicos globais e a melhorar suas funções-chave no interesse de todos os membros”.