BTG considera que nova regra de distribuição de slots em Congonhas vai beneficiar Azul

558

São Paulo – O BTG Pactual divulgou um relatório em que trata das novas regras que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou para distribuição de slots no Aeroporto de Congonhas (CGH), um dos aeroportos mais movimentados do País. O slot é a permissão dada para que uma companhia aérea tenha direito de usar as pistas de um aeroporto para pouso e decolagem.

Os analistas do BTG acreditam que a Azul deve ganhar participação, embora Latam e Gol continuem dominantes, mantendo uma participação estimada de 40%. Novos slots serão alocados primeiro aos novos participantes, depois aos jogadores titulares não dominantes – que é a classificação da Azul, explica a análise.De acordo com as regras aprovadas, a distribuição de slots em Congonhas deve respeitar o limite de 45% de market share por empresa, o qual era 40% antes.

O Aeroporto de Congonhas está localizado no coração da Grande São Paulo, tornando-se um dos principais hubs corporativos do Brasil. Sua conexão de transporte aéreo para o aeroporto SDU do Rio de Janeiro é uma conhecida rota movimentada no Brasil, além de sua conexão com a capital do Brasil, Brasília, no aeroporto BRB.

Essas regras se aplicam à alocação dos 41 slots anteriormente operados pela Avianca Brasil (que encerrou suas operações em maio de 2019) e temporariamente alocado pela ANAC para outros jogadores e passam a valer no ano que vem.

O regulamento também rege a distribuição de novos slots, resultante do provável crescimento da capacidade aeroportuária, com base em uma declaração revisada pelas autoridades. Esses slots, podem variar de 50 a 70, mas ainda estão em discussão.