BTG inclui Ambev, Porto Seguro e Vale na carteira 10Sim de outubro

200

São Paulo, SP – O BTG Pactual divulgou as dez ações que compõem sua Carteira Recomendada 10Sim de outubro, com a mudança de três ações. Ambev, Porto Seguro e Vale entram no lugar de PetroRio, Rumo e Banco do Brasil. Com isso, as ações escolhidas são: Itaú Unibanco, Vale, Marcopolo, Ambev, Eletrobras, Porto Seguro, Equatorial, Vivara, Rede D’Or e Cyrela.

Em setembro, o desempenho do portfólio 10SIM foi negativo em 3,6%, abaixo do Ibovespa (-3,1%) e do IBrX-50 (3,3%). Desde 31 de dezembro de 2023, nosso portfólio 10SIM teve queda de 1,1%, em comparação ao recuou de 1,8% para o Ibovespa e – 0,2% para o IBX-50. A taxa CDI subiu +7,9% no período.

O banco de investimentos acredita que as ações brasileiras podem ser impulsionadas com a queda nos juros nos Estados Unidos e o melhor desempenho da economia chinesa após a divulgação do pacote de estimulo monetário e fiscal proposto pelo governo chinês. “A China é o principal parceiro comercial do Brasil, e uma recuperação de sua economia certamente terá um impacto positivo. Por outro lado, os investidores brasileiros estão cada vez mais preocupados com as contas fiscais do país. Na verdade, a incerteza entre os analistas sobre o cumprimento das regras fiscais para 2025 e 2026 aumentou e as estimativas de expansão para dívida/PIB subiu”, comentou o BTG.

Diante deste quadro, a carteira abre espaço para a mineradora Vale, entrando no lugar da petroleira PetroRio (Prio). Segundo o BTG embora o o desempenho operacional da mineradora continua a ser uma preocupação fundamental para os investidores, a empresa atualizou sua orientação de produção de minério de ferro para o ano (pela primeira vez em anos), com o guidance de produção de minério de ferro para 2024 passando de 310-320 para 323-330 Mt. Ao longo do 1S24, o plano era produzir cerca de 144 Mt e foram produzidos 151mt, com as realizações superando o inicialmente planejado em todos os sistemas da empresa.

A outra mudança importante foi a adição da cervejaria Ambev substituindo a operadora ferroviária Rumo. A Ambev está negociando perto do mínimo histórico de 13x para 2025 P/E, um desconto de 25% para ABI e um rendimento FCF de 8%. “Os fortes volumes de cerveja relatados no Brasil indicam que a Ambev está no caminho certo para entregar sólidos resultados. O principal risco, como já acontece há algum tempo, é a pressão sobre os preços provenientes de um ambiente excessivamente competitivo.

Por último, o BTG também fez um pequeno ajuste na exposição aos serviços financeiros, com o Itaú sendo uma das principais escolhas. Contudo, a Porto Seguro substitui o Banco do Brasil. Segundo o BTG, a Porto entra em um novo ciclo de crescimento e rentabilidade com a expansão do ROE, devido a melhorias no mix de seguros, crescimento no segmento de saúde e maio rentabilidade nos setores bancário/serviços. A ação está sendo negociada a 7,9x P/E25 (1,8x valor contábil mais recente).

A carteira também manteve 25% do portfólio exposto em Utilities, via Eletrobras e Equatorial. Em ações relacionadas ao consumo, além da estreante Ambev, foi mantida a joalheira Vivara. Destaque também para a fabricante de ônibus Marcopolo e ações de fluxo de caixa de longa duração, como Rede D’Or e Cyrela.