BTG reorganiza carteira de dividendos de olho em economia chinesa, petróleo e taxa de juros

722

São Paulo – O BTG Pactual reorganizou sua Carteira Recomendada de Dividendos à luz do momento político e econômico que o Brasil vive nesse início de ano – e de governo. Assim, as principais escolhas para 2023 são: Vale, Raízen, Itaú, BB Seguridade, Raia Drogasil, Assaí, Mercado Livre, Weg, Localiza, Vibra, PetroRio, Equatorial, Energisa, Sabesp, Eletrobras, Totvs. A carteira tem como objetivo indicar as empresas que remuneram seus acionistas acima da média do mercado de forma recorrente.

Assim, os analistas posicionaram o portfólio de modo a dar exposição à projeção de temas como a reabertura da economia chinesa, preços globais do petróleo bem suportados e taxas de juros relativamente altas.

Isto posto, o BTG vê a Vale como melhor veículo para explorar a esperada reabertura da China, após um longo período de medidas altamente restritivas para evitar a propagação do Covid.”Também esperamos que a reabertura da China forneça suporte aos preços do petróleo globalmente, o que pode ser ajudado pelas expectativas de que os EUA deixarão de vender reservas estratégicas de petróleo. Para se posicionar neste cenário esperado de preços de petróleo bem suportados, selecionamos a empresa de Exploração & Produção, PetroRio. Os especialistas lembram que a opção natural para ganhar exposição em Petróleo & Gás no Brasil é a estatal Petrobras, “mas a incerteza sobre como ela será administrada pelo novo governo nos leva a evitar o nome, por enquanto.”

Apenas alguns setores se beneficiam de altas taxas de juros. As empresas de serviços financeiros, como bancos e seguradoras, estão entre as poucas que se saem relativamente bem em um cenário de taxas altas, pelo menos no curto prazo. Por isso, um grande banco de varejo (Itaú) e uma seguradora (BB Seguridade) na carteira para capturar essa oportunidade. “Juros altos e economia desaquecida devem impactar o consumo no Brasil em 2023.”

“Neste momento privilegiamos varejistas de alimentos (Assaí) e nomes mais resilientes como a rede de drogarias Raia Drogasil. Também gostamos da exposição a construtoras de baixa renda.” O atual governo foca na habitação de baixa renda como uma de suas prioridades, o que poderia beneficiar ainda mais o programa – definido para retornar ao nome anterior de Minha Casa, Minha Vida. A principal escolha do BTG no setor de construção residencial de baixa renda é a Cury.

Parte do portfólio segue exposto a Serviços Básicos, refletindo a previsibilidade e resiliência do setor, principalmente em momentos voláteis. A TIR real de algumas ações de concessionárias ainda apresenta um prêmio interessante em relação às taxas de longo prazo do Brasil, e os investidores as vem como atraentes mesmo em um cenário de altas taxas de longo prazo. No setor, as Top Picks são Eletrobras, Equatorial e Energisa. “Também gostamos da Sabesp, depois que o novo governo do estado de São Paulo anunciou planos de privatizar a companhia estadual de saneamento.”

No universo industrial, a preferência é a WEG, que tem mais da metade de sua receita fora do Brasil e é beneficiária direta do fenômeno de nearshoring no México. ‘O valuation não é barato, pois é negociada com um pequeno prêmio para os pares globais, mas está crescendo relativamente rápido – e mais rápido do que os pares globais.”

O BTG gosta também da locadora de veículos Localiza, e diz que a empresa deve se beneficiar da fusão com a Unidas e melhores condições de renovação de frota. A operadora de terminais portuários Santos Brasil também é uma ação de infraestrutura interessante, segundo os analistas.

Para diversificar o portfólio, a exposição à carne brasileira é opção e a escolha é pela Minerva, porque o ciclo do gado no Brasil, o principal mercado, está em plena recuperação, enquanto maior disponibilidade de gado costuma significar melhores margens para os frigoríficos. “Também vemos uma demanda forte e crescente por carne bovina brasileira globalmente.”

Outra ação defensiva interessante é a desenvolvedora de software Totvs, cujas receitas são automaticamente ajustadas pela inflação passada. Ela também fornece aos clientes um serviço essencial e difícil de substituir, e o ticket médio é uma fração das receitas do cliente.

As ações de açúcar e etanol podem ter um desempenho superior no início de 2023 se o novo governo não renovar a isenção de impostos federais sobre a venda de combustíveis, analisa o BTG. “Ainda não temos certeza se restabelecerá o imposto federal sobre combustíveis, mas, dada a necessidade de mais receita tributária, as chances são altas.” Se isso acontecer, o etanol voltará a ser competitivo em relação à gasolina, beneficiando os produtores de etanol. Para aproveitar esse movimento, a escolha épor Raízen e São Martinho.