São Paulo, 7 de novembro de 2022 – O BTG Pactual fez comentários positivos sobre a nova maneira de se posicionar mais socialmente responsável da Ambev, mas continua com classificação neutra para os papeis da companhia. O BTG Pactual vê a Ambev como uma empresa mais forte hoje e considera que o novo objetivo é fazer com que todo o seu ecossistema prospere, conseguindo assim níveis de serviço melhorados, que podem funcionar como uma vantagem competitiva daqui a alguns anos, diz o BTG.
Na semana passada, a Ambev apresentou atualizações sobre suas prioridades estratégicas em ESG que incluem: mudanças climáticas, gestão da água, agricultura sustentável, embalagem, ética e transparência, empreendedorismo, diversidade e inclusão. Segundo relatório do banco, a forte execução no Brasil nos últimos anos é uma prova de como essas iniciativas funcionam.
Nos últimos anos, a Ambev saiu da zona de conforto. Como alguns de seus históricos fossos competitivos desapareceram, a empresa se moldou para a criação de um ecossistema baseado na cultura que leva ao setor, consumidores, fornecedores, clientes e a sociedade em consideração.
O BTG destacou ainda que a companhia criou mecanismos internos de inovação de maneiras impensáveis como BEES, Zé Delivery, novas marcas de cerveja, e até mesmo a forma como se comunica com os consumidores – e que está trabalhando ativamente para expandir o mercado.
“Embora a já venha abordando vários desses pilares há muito tempo, Ambev acredita em falar sobre sua agenda ESG, além de elevar o nível dos compromissos que estão se tornando cada vez mais importantes para a cultura baseada em ecossistemas que a empresa tem fomentado nos últimos anos”, diz análise.
“A capacidade de se conectar melhor com todos os seus stakeholders pode se traduzir em novas vantagens competitivas que podem gerar retornos daqui a alguns anos, e é exatamente isso que acreditamos que a empresa está sendo capaz de alcança”, conclui.