Porto Alegre, 12 de fevereiro de 2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou hoje, em entrevista concedida à Rádio Diário FM, de Macapá, a tecer durar críticas ao antigo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e elogiar o seu sucessor, Gabriel Galípolo.
“Campos Neto teve um comportamento anti Brasil no comando do BC. Ele falava mal do país e foi elevando cada vez mais a taxa de juros”, apontou. “Não podemos dar um cavalo de pau numa economia do tamanho do Brasil, mas tenho certeza que o Galípolo vai consertar a questão dos juros. Só precisamos dar tempo a ele”.
Segundo Lula, o atual presidente do BC é inteligente, capaz e vai se tornar o maior “presidente da história do Banco Central”.
Lula reiterou seu compromisso com a estabilidade fiscal, lembrando ter sido o presidente que, em seu primeiro mandato, conseguiu um superávit de 4,25%. O presidente afirmou ainda que, no seu governo anterior, o país crescia 7% ao ano. “Quero repetir esse sucesso do Brasil”, completou.
O presidente disse ainda querer que seja explorado petróleo na Margem Equatorial, mas que “antes precisamos de pesquisa”. Lula disse que deve se reunir com representantes do Ibama e da Petrobras nos próximos dias para que seja liberada a pesquisa para avaliação do potencial de exploração. “Vamos cumprir todos os ritos necessários para não prejudicar a natureza nesse processo”, conclui.
Dylan Della Pasqua / Safras News
Copyright 1025 – Grupo CMA