Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo substitui Gilberto Xandó Baptista no conselho da JBS

661

São Paulo – O conselho de administração da JBS elegeu, em reunião no dia 14 de janeiro, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo como membro independente do órgão, com mandato até a próxima assembleia geral da companhia, em substituição a Gilberto Meirelles Xandó Baptista, que renunciou na mesma data.
Em 10 de novembro de 2021, a JBS informou mudanças em sua diretoria executiva e conselho de administração, entre elas, que a presidência da JBS Brasil passaria a ser ocupada por Gilberto Xandó, que passou a se reportar a Wesley Batista Filho. Xandó comandou a Vigor por nove anos anos e foi executivo sênior da Natura e da Sadia.
Ex-diretor de Política Econômica do Banco Central do Brasil, Araújo é engenheiro, mestre e doutor em Economia com forte experiência no mercado financeiro e político-econômico. Foi residente da Cateno Gestão de Pagamentos (2021), Vice-presidente de Serviços, Infraestrutura e Operações do Banco do Brasil (2017-2018), Secretário de Política Econômica no Ministério da Fazenda (2016), além de ter ocupado posições de destaque no setor privado. Ainda, foi membro dos conselhos de administração da UBS BB Serviços, Banco Votorantim, Cielo, BB Seguridade e Neoenergia. Atualmente, é membro do conselho de administração da Brasilprev Seguros e Previdência e do Conselho Curador da Fundação Getúlio Vargas.
Assim, o conselho de administração da JBS passa a ser composto por Jeremiah O’Callaghan (presidente), José Batista Sobrinho (vice) e pelos conselheiros independentes Alba Pettengill, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Márcio Guedes Pereira Júnior, Gelson Luiz Merisio, Leila Abraham Loria, Cledorvino Belini e Francisco Turra.
Em novembro empresa anunciou que, a partir de janeiro de 2022, voltaria a existir a presidência global de operações, dividida entre André Nogueira, na América do Norte, e Wesley Batista Filho, na América Latina, Oceania e o negócio de plant-based. Nos novos cargos, ambos continuarão a se reportar ao CEO global da companhia, Gilberto Tomazoni.
Na companhia desde 2007, André Nogueira é CEO da JBS USA. O executivo foi CFO da mesma operação e já presidiu a JBS na Austrália. Atual CEO da JBS na América do Sul e da Seara, Wesley Batista Filho presidiu a divisão de carne bovina da JBS USA até 2017. Antes, liderou as operações da empresa no Uruguai, Paraguai e Canadá.
“Restabelecemos essa estrutura para garantir nosso foco na excelência operacional, nas pessoas, na cultura e ao mesmo tempo nos deixar mais preparados para executar nossa estratégia de sustentabilidade e de crescimento, preservando a autonomia e velocidade na tomada de decisões dos negócios”, disse Tomazoni, em nota.
Para ocupar a presidência da Seara, a companhia anunciou João Campos, que ocupava a diretoria Executiva de Alimentos Preparados da empresa, que também se reporta à Xandó. Na Seara desde 2020, Campos foi presidente da PepsiCo Foods Brasil por mais de 5 anos. Antes, trabalhou por mais de uma década na Unilever.
A presidência da JBS USA ficou a cargo de Tim Schellpeper, então presidente da JBS USA Fed Beef, que se reporta a André Nogueira, desde 2017 na companhia. Anteriormente, foi presidente da Maschhoff Family Foods e trabalhou por 25 anos na Farmland Foods e Smithfield Foods, chegando ao cargo de presidente e diretor operacional da Smithfield-Farmland.
O diretor comercial e de pricing da JBS USA Beef, Steve Cohron, assumiu a JBS USA Fed Beef, reportando-se a Tim Schellpeper.