São Paulo – O Carrefour anunciou a compra do Grupo Big Brasil por R$ 7,015 bilhões. A empresa informou que entrou em acordo com a Advent International Corporation, e Brazil Holdings S.C.S, companhia controlada pelo Walmart Inc para fechar negócio.
Com a aquisição, o Carrefour Brasil espera expandir a presença em regiões como o Nordeste e Sul país, em que possui penetração limitada.
O Grupo BIG detém o ativo imobiliário de 181 lojas e 38 propriedades adicionais, totalizando aproximadamente R$7 bilhões de valor imobiliário, de acordo com uma análise independente.
“A complementaridade dos dois grupos enriquecerá o ecossistema de produtos e serviços do Carrefour Brasil, que atualmente atende mais de 45 milhões de clientes, e ampliará a sua base de clientes com a adição de mais de 15 milhões de clientes do Grupo BIG”, disse o Carrefour em nota.
O Carrefour também ressalta que a compra permite expandir seus formatos tradicionais (principalmente Atacado e Hipermercados).
“A transação também vai reforçar a presença do Carrefour Brasil em formatos nos quais tem presença mais limitada, em particular os supermercados (99 lojas Bompreço e Nacional) e soft discount (97 lojasTodo Dia). Além disso, o Grupo Carrefour Brasil atuará em um novo segmento de mercado com o formato Sam’s Club, através de um contrato de licenciamento com o Walmart Inc.”, disse a empresa.
A operação pode representar uma contribuição adicional líquida ao ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 1,7 bilhão anualmente em três anos após a conclusão da compra.
As sinergias esperadas pelo Carrefour incluem ganhos ganhos relacionados à maior densidade de vendas e alinhamento de margens para aumentar rapidamente a rentabilidade da loja, receita relacionada à oferta de serviços financeiros do Banco Carrefour no escopo das novas lojas, alavancando a proposta de valor única do Grupo Carrefour Brasil (cartões de crédito, carteira digital, terminais de pagamento B2B e crédito).
Outros detalhes incluem a aceleração do crescimento das ofertas digitais do Grupo Carrefour Brasil (e-commerce alimentar e não alimentar, marketplace B2C e B2B, parcerias para serviço de entrega rápida, etc.) por meio da base de clientes do Grupo BIG e sua rede e a otimização de custos e despesas indiretas, além de maior eficiência na cadeia de suprimentos.