São Paulo – O Grupo Carrefour Brasil anunciou a criação de um fundo para promover a inclusão racial e o combate ao racismo, com aporte inicial de R$ 25 milhões, após a morte de um cliente negro em uma de suas lojas em Porto Alegre (RS) por vigias que prestavam serviço de segurança à empresa.
A companhia também afirmou que está trabalhando em um conjunto adicional de ações e iniciativas em prol da cultura do respeito e da diversidade, que serão oportunamente anunciadas para a sociedade e o mercado em geral.
O crime ocorreu na noite de quinta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra, e desencadeou uma onda de protestos pelo Brasil, além da circulação de notícias sobre episódios de discriminação, descaso e violência no Brasil envolvendo a empresa.
A empresa divulgou uma nota em que lamenta o ocorrido e afirma estar em contato com a família de João Alberto.
“O Grupo Carrefour Brasil lamenta profundamente o ocorrido e está em contato com a família do Sr. João Alberto para dar todo suporte necessário. A companhia não compactua com esse tipo de atitude e, como mencionado acima, está adotando todas as medidas cabíveis para responsabilizar os envolvidos nesse ato criminoso. Além disso, foi rescindido o contrato local com a empresa que responde pelos seguranças que cometeram a agressão”, disse a empresa.
O Carrefour também anunciou que o lucro das lojas no Brasil da última sexta-feira será revertido para projetos de combate ao racismo.
“Diante do lamentável episódio, todo o resultado de lojas Carrefour no Brasil na última sexta-feira, 20 de novembro de 2020, será revertido para projetos de combate ao racismo no país, conforme orientação de entidades reconhecidas na área. Essa quantia obviamente não reduz a perda irreparável de uma vida, mas é um esforço para ajudar a evitar que isso se repita”, finalizou.