São Paulo, SP – Em mais um anúncio negativo pra o mercado brasileiro de vendas online, o Carrefour anunciou hoje uma reestruturação em sua área digital e de e-commerce no país, reduzindo cerca de 15% a 20% do quadro pessoal, incluindo diretores executivos. As áreas impactadas envolvem o e-commerce do Carrefour, Sams Club e das bandeiras de supermercados e serviços digitais.
A suspensão das vendas online faz parte de um plano de reestruturação que o Carrefour adotou há dois anos para melhorar as operações de hipermercados, atacado e unidades de financiamento. A varejista irá se concentrar nessas operações, na expansão da bandeira Atacadão, mas garantiu que honrará todas as vendas já realizadas no site e que dará suporte aos clientes que precisarem.
Procurada pela Agência CMA, o Carrefour negou o encerramento das vendas online no Brasil e enviou o seguinte nota: “Temos nos dedicado à execução da integração do Grupo BIG e as movimentações fazem parte de uma reestruturação natural que tem como objetivo diminuir a duplicidade de funções que se sobrepunham. Esta é uma decisão difícil e sensível, porém necessária neste momento. Agradecemos e desejamos sucesso aos colaboradores.”
A Genial Investimentos avalia que a reestruturação, “além de eliminar a duplicidade de funções, visa recompor margem operacional da companhia, que vem sofrendo com impactos negativos desde a integração do Grupo Sam’s e a desalavancagem operacional vivida pela operação de Cash-and-Carry.”