CARREFOUR BRASIL: Lucro líquido ajustado ao controlador sobe para R$ 1,7 bi no 4T24, ante R$ 520 mi um ano antes

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Foto divulgação: Carrefour

São Paulo, 18 de fevereiro de 2025 – O lucro líquido ajustado atribuível aos controladores do Carrefour foi de R$ 1,770 bilhão no quarto trimestre de 2024, alta de 240,5%, na base anual. Segundo a varejista, o lucro líquido ajustado proporciona uma visão mais clara do lucro líquido recorrente. É calculado pela dedução das demais receitas e despesas operacionais (não recorrentes) e do correspondente efeito financeiro e tributário do lucro líquido. O lucro líquido ajustado do 4T24 foi 3,4x maior que em 2023. Despesas não recorrentes totalizaram R$ 438 milhões e o respectivo ajuste tributário foi de R$ 170 milhões, uma vez que parte dos ganhos incorridos nas entidades legais não apresentaram lucro antes do imposto de renda positive no trimestre.

No acumulado do ano passado, o indicador totalizou R$ 2,382 milhões, 517,3% maior que os R$ 386 milhões em 2023, equivalente a uma margem líquida de 2,2%. O resultado de 2024 foi 6,2 vezes maior que o resultado de 2023, em razão de uma combinação de melhor resultado operacional e normalização das despesas fiscais.

As receitas totais aumentaram 5,7% no trimestre e alcançaram R$ 31,297 bilhões na comparação com o mesmo período do ano anterior, sendo R$ 21,180 bilhões (+9,6%) do segmento Cash & Carry, R$ 6,775 bilhões (-7,2%) do Varejo, R$ 2,001 bilhões (+13,1%) do Clube e R$ 1,364 bilhão (+10,2%) do banco Carrefour.

Em 2024, as vendas do Grupo Carrefour Brasil somaram R$120,6 bilhões, + 4,4% vs. 2023, com crescimento de vendas mesmas lojas (LfL) de 5,4% no Atacadão, +3,4% no Carrefour Varejo (ex-gasolina) e 3,5% no Sams Club. A inflação alimentar média a/a foi +4,5% em 2024 (+8,0% no 4T 24) e encerrou o período em +8,2% a/a em dezembro.

O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado alcançou R$ 1,917 bilhão no quarto trimestre, 2,2% maior que o visto em igual período de 2023. A margem ebitda ajustada caiu 0,2 ponto percentual (pp) no período, para 6,5%. O resultado foi devido a menores margens no Banco Carrefour e no Sams Club.

O ebitda ajustado em 2024 foi de R$ 6,5 bilhões, um aumento de 13,4% vs. 2023 com 5,9% de margem, + 0,4 p.p. a/a.

No trimestre, o Carrefour Brasil registrou elevação de 6% no conceito mesmas lojas (ex-cal, ex-gasolina).

Ao final do quarto trimestre, a dívida líquida da companhia era de R$ 10,1 bilhões, ou R$ 15,2 bilhões incluindo aluguéis e recebíveis descontados, mais R$ 2 bilhões na comparação anual. A dívida líquida sobre EBITDA ajustado (incluindo recebíveis descontados) foi 1,6x em 2024, em linha com 2023.

Mensagem do CEO, Stephane Maquaire: “Em 2024, executamos com sucesso a estratégia que planejamos e anunciamos ao mercado em novembro de 2023. Continuamos a expandir nossa posição de liderança no segmento de cash and carry, abrindo 19 novas lojas Atacadão e ganhando market share em base like-for-like por meio de iniciativas para aumentar nossa relevância junto aos clientes B2C, como serviços, selfcheckouts e preço duplo, ao mesmo tempo em que mantemos nossa proposta de valor imbatível aos clientes B2B. As lojas convertidas continuaram a maturar em direção aos níveis-alvo de produtividade e rentabilidade. No nosso segmento de Varejo, ajustamos nosso portfólio de lojas, vendendo ou fechando unidades não rentáveis e convertendo 22 lojas em Atacadão e Sams Club. Nosso reposicionamento de preços impulsionou uma importante recuperação nas vendas, com um forte crescimento de LfL, especialmente a partir do 2T. No Sams Club, tivemos um ano recorde de inauguração de lojas e expansão da base de membros.”

Temos certeza de que os investimentos feitos em 2024 amadurecerão nos próximos trimestres, consolidando nossa posição como o clube líder no Brasil. Os ganhos de eficiência e a disciplina de custos permaneceram no topo de nossa agenda: SG&A como % das vendas líquida diminuiu 1 p.p. este ano. Fizemos progressos na execução da nossa estratégia ESG durante o ano, reafirmando em particular nosso compromisso com metas de diversidade. Agora temos uma Companhia mais enxuta e ágil, pronta para aproveitar ao máximo as oportunidades que 2025 trará. Como varejista alimentar nº 1 do Brasil, mantemos o compromisso de oferecer a melhor proposta de valor aos nossos clientes.”