São Paulo – O Carrefour Brasil registrou prejuízo líquido de R$ 565 milhões no quarto trimestre de 2023, revertendo o lucro líquido de R$ 426 milhões no mesmo intervalo de 2022. Já o lucro líquido ajustado aos controladores caiu 5,4% no período e somou R$ 520 milhões no último trimestre do ano passado, quando comparado a igual intervalo de 2022.
Segundo o relatório financeiro da varejista, o lucro líquido ajustado, que é calculado como o lucro líquido deduzido das demais receitas e despesas operacionais (não recorrentes) e do correspondente efeito financeiro e do imposto de renda, teve como principal impacto no 4T23 as despesas não recorrentes relacionadas às iniciativas de otimização de ativos, que totalizaram R$ 1,1 bilhão de impacto no resultado, principalmente relacionadas a despesas não caixa de impairment e write-off (R$ 524 milhões para lojas fechadas e vendidas e R$ 203 milhões para marca).
O lucro líquido ajustado do ano de 2023 foi de R$ 386 milhões, 78,8% abaixo do apurado no exercício de 2022.
A receita líquida total diminuiu 0,8% no trimestre e alcançou R$ 26,614 bilhões na comparação com o mesmo período do ano anterior.
O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado alcançou R$ 1,875 bilhão no quarto trimestre de 2023, 5% menor que o visto em igual período de 2022. A margem ebitda ajustada caiu 0,3 ponto percentual (pp) no período, para 6,7%.
As vendas líquidas somaram R$ 28,062 bilhões entre outubro e dezembro, 0,3% abaixo do 4T22. As vendas brutas do Grupo Carrefour caíram 1,2% no intervalo, para R$ 31,1 bilhões no 4T23, com vendas LFL caindo -1,8% no Atacadão e -5,5% ex-gasolina no Carrefour Varejo, enquanto Sam’s Club registrou fortes +8,0% de crescimento LfL no trimestre. “Os resultados ainda foram impactados pelo ambiente deflacionário (inflação alimentar de -0,5% nos últimos 12 meses, segundo o IBGE), embora tenhamos observado tendências de melhora de preços e volumes na segunda parte do trimestre (com inflação alimentar m/m positiva em novembro e dezembro)”, explicou a empresa.
Por segmento, as vendas brutas do Cash&Carry (Atacadão) somaram R$ 21,2 bilhões, alta de 2,4% na comparação anual, enquanto no Varejo as vendas diminuíram 13,3% e alcançaram R$ 7,9 bilhões. Sam’s Club teve R$ 2 bilhões em vendas brutas, 18,1% acma do 4T22, devido a uma combinação de expansão de lojas (+8 lojas desde o 4T 22) e crescimento LfL positivo de +8,0% a/a. No Banco, o grupo somou faturamento total de R$ 16,7 bilhões no 4T23 (+15,3% a/a), impulsionado pelo crescimento de 17,9% no faturamento do cartão Atacadão e de 8,8% no faturamento do cartão Carrefour.
Em dezembro de 2023, a empresa possuía 1.188 lojas, com área total de vendas de 3.335.965 metros quadrados, sendo 361 do Atacado, 207 do Supermercados, 174 lojas de conveniência, 143 do Hipermercados, 119 drogarias, 100 postos de combustíveis, 51 Sam’s Club e 33 atacados de entrega.
“No 4T23, inauguramos 4 novas lojas Sams Club nos estados de São Paulo (1), Rio Grande do Sul (2) e Rio de Janeiro (1). Também inauguramos 4 novas lojas Carrefour Express no estado de São Paulo e 1 posto de gasolina no estado de Santa Catarina. Alinhado à nossa estratégia de maximização do retorno dos ativos existentes anunciada em novembro de 2023, no 4T 23 iniciamos o ajuste do portfólio e fechamos 11 Supermercados (5 no estado da Bahia e 6 no estado de Pernambuco)”, detalhou a empresa.
Ao final do quarto trimestre, a dívida líquida da companhia subiu para R$ 8,4 bilhões, de R$ 8 bilhões um ano antes, ou R$ 13,2 bilhões incluindo aluguéis e recebíveis descontado, aumento de R$ 516 milhões na comparação anual, como resultado de “um ano de investimentos de alta intensidade, no qual convertemos 73 lojas e inauguramos 16 novas”, explicou. A dívida líquida de 2023 sobre o ebitda ajustado (incluindo recebíveis) foi de 1,48 vez, 0,27 vez maior que em 2022.
De acordo com o CEO, em sua mensagem: “2023 foi realmente um ano transformacional para o Grupo Carrefour Brasil. Finalizamos a integração do Grupo BIG e a conversão de 129 lojas de grande formato em velocidade recorde e com rigorosa disciplina financeira, e estamos no caminho para capturar plenamente as sinergias esperadas. Concluído isso, passamos a otimizar e simplificar as operações, para que o Carrefour Brasil se torne mais forte e ágil para navegar no macroambiente em constante mudança.” Conforme compartilhado no evento Investor Morning de novembro de 2023, o executivo reitrou que a companhia planeja ajustar sua rede de lojas, investindo na expansão contínua de sua presença no Atacadão e Sams Club e eliminando lojas que estruturalmente não entregam níveis de rentabilidade alinhados com as suas expectativas. “Analisamos minuciosamente o desempenho do nosso portfólio de lojas e decidimos converter aproximadamente 40 lojas até 2026 e vender ou fechar mais de 100 lojas, a fim de otimizar a alocação do portfólio de ativos e maximizar o retorno dos ativos existentes. Uma vez tomada a decisão, agimos rapidamente para implementá-la e, no final de janeiro de 2024, a maior parte da reestruturação estava concluída. Temos certeza de que entraremos em 2024 com um portfólio completo de lojas de alto desempenho, equipe e estrutura do tamanho certo e bem preparados para aproveitar as oportunidades que o próximo ano apresentará. Nosso foco no ano que está por vir é continuar buscando as melhores formas de atender nossos clientes, reafirmando nossa posição como varejista alimentar número 1 do Brasil.”