São Paulo, SP – O Carrefour Brasil divulgou ontem o balanço do primeiro trimestre de 2023, com prejuízo líquido ajustado de R$ 375 milhões, revertendo lucro líquido ajustado de R$ 421 milhões registrados no mesmo período do ano passado.
O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado foi de R$ 1,038 bilhão, queda de 16,8% em relação ao primeiro trimestre de 2022.
A margem Ebitda ajustada foi de 4,3%, uma diluição de 2,3 p.p. que reflete o impacto da integração do Grupo BIG, as despesas de conversão e o ramp-up de vendas das lojas BIG convertidas.
As vendas consolidadas totalizaram R$ 27,1 bilhões, alta de 30,7% na comparação anual, como combinação do crescimento LfL de 5,7% no Atacadão (6,5% com impacto de calendário), 5,7% de crescimento LfL ex-gasolina no Carrefour Varejo (6,3% com impacto calendário), expansão orgânica em Cash and Carry (+3,9%) e integração do Grupo BIG, que representou 17,3% do crescimento total (incluindo efeito de conversão).
Segundo o comunicado da companhia, o resultado é reflexo de um trimestre marcado por um ambiente macroeconômico desafiador devido a desaceleração da inflação de alimentos, notadamente em commodities selecionadas – alimentação no domicílio registrou -0,14% de deflação em março, com redução importante em algumas categorias como óleo de soja (-4,01%); um cenário competitivo mais acirrado, especialmente no formato Atacarejo, onde os concorrentes adicionaram mais de 100 lojas Atacarejo nos últimos 12 meses, e uma forte base de comparação, especialmente no Atacadão.
O GMV total atingiu R$ 1,6 bilhão, alta de 43% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado tanto pela categoria alimentar destaque para o desempenho do Carrefour 1P com crescimento de +83% a/a quanto pela categoria de não alimentar, que cresceu em 24% na comparação anual.
As vendas brutas no Atacarejo atingiram R$ 18,1 bilhões, 20,1% superior em comparação ao mesmo período de 2022, sendo R$ 16,6 bilhões no Atacadão e R$ 1,5 bilhão na Maxxi. Esse desempenho foi impulsionado por LfL de 5,7% (6,5% com calendário), +3,9% da expansão orgânica do Atacadão e +9,8% das conversões de lojas e Maxxi lojas legados.
A conversão das lojas do Grupo BIG para os nossos formatos continuou a ser executada antes do previsto. Concluiremos a conversão de todas as 124 lojas até o final de junho de 2023, seis meses antes do planejado. O capex total para as 124 conversões de lojas está dentro do guidance de R$ 1,9 bilhão anunciado no fechamento da transação.
O Capex total foi de R$ 734 milhões, impulsionado pelos investimentos em expansão, que foram de R$ 579 milhões, R$ 463 milhões acima do mesmo período de 2022, pelas conversões de lojas do Grupo BIG e abertura de novas lojas do Atacadão. O efeito negativo nos ativos de direito de uso está basicamente relacionado à integração da aquisição do Grupo BIG e alinhamento de sistemas e critérios.