São Paulo – O lucro líquido aos controladores do Grupo Carrefour Brasil somou R$ 39 milhões, ante prejuízo de R$ 113 milhões em igual intervalo de 2023.
O lucro líquido ajustado atribuível aos controladores do Carrefour foi de R$ 52 milhões no primeiro trimestre de 2024, revertendo prejuízo de R$ 375 milhões entre janeiro e março do ano passado. O ajuste relacionado ao imposto de renda sobre outras despesas foi de R$ 17 milhões, referentes a despesas não operacionais incorridas na entidade legal do BIG que não são reconhecidas como impostos diferidos.
A receita líquida total aumentou 2,2% no trimestre e alcançou R$ 26,35 bilhões na comparação com o mesmo período do ano anterior.
O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado alcançou R$ 1,4 bilhão no primeiro trimestre, 36,6% maior que o visto em igual período de 2023. A margem ebitda ajustada subiu 1,5 ponto percentual (pp) no período, para 5,7%.
As vendas consolidadas do Grupo Carrefour Brasil totalizaram R$ 27,8 bilhões no 1T24, um crescimento de 2,5% vs.1T23, com crescimento de vendas no conceito mesmas lojas (LfL) de 1,8% no Atacadão, +6,9% no Sam’s Club e -1,4% ex-gasolina no Carrefour Varejo. A inflação alimentar média anual foi de +1,6% no trimestre e encerrou o período em +2,5% a/a em março (fonte: IBGE), levando à recuperação dos preços e melhor dinâmica de volume dos clientes B2B, que retornaram a um padrão de compra mais normalizado, explicou a varejista, no relatório trimestral.
Por segmento, as vendas líquidas do Atacadão somaram R$ 17,2 bilhões, alta de 5,4% na comparação anual, enquanto no Carrefour as vendas diminuíram 10,1% e alcançaram R$ 6,2 bilhões e o Sam’s Club somou R$ 1,45 bilhão, 21,5% superior ao mesmo período de 2023.
O Banco Carrefour teve faturamento total de R$ 15,9 bilhões, alta anual de 15,6%, impulsionado pelo crescimento de 20,1% no faturamento do cartão de crédito Atacadão e de 8,4% no faturamento do cartão de crédito Carrefour. A maturação do recém-lançado cartão de crédito Sam’s Club continuou em ritmo acelerado e atingiu R$ 440 milhões em faturamento no trimestre, +192,6% a/a. As vendas on-us e off-us cresceram 3,7% e 18,1% a/a, respectivamente no 1T 24. Outros produtos cresceram 55,8% impulsionados principalmente pelo crédito pessoal. A carteira de crédito total atingiu R$ 25 bilhões (IFRS9), +22,3% a/a, refletindo nossa capacidade de captar novos clientes em lojas recentemente convertidas.
Até o final de março de 2024, o Carrefour Brasil concluiu o fechamento de 123 lojas de Varejo como parte de suas iniciativas de otimização do portfólio de ativos, anunciadas no Investor Morning de novembro de 2023. Dessas 123 lojas, 46 foram vendidas, arrecadando R$ 552 milhões (efeito caixa no 1T24 de R$ 66 milhões). A companhia também obteve avanços importantes na conversão de lojas de Varejo nos formatos de maior crescimento, Atacadão e Sam’s Club. Até ao final de março de 2024, das 20 conversões anunciadas para o ano, 5 estavam concluídas e outras 9 em curso (total de 40conversões planejadas entre 2024-2026).
Ao final do quarto trimestre, a dívida líquida da companhia era de R$ 13,5 bilhões ou R$ 18,4 bilhões incluindo arrendamentos e recebíveis descontados, uma queda de R$ 1,9 bilhão na comparação anual, à medida que a companhia retoma um ciclo de geração de fluxo de caixa mais normal pós-integração do Grupo BIG.
A dívida líquida sobre o ebitda ajustado (incluindo recebíveis) foi de 2,24x, 0,2x menor que no 1T23.