Carrefour estuda carve-out de unidade de negócios imobiliária

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São Paulo, SP – O Grupo Carrefour Brasil iniciou os estudos para um potencial carve-out de sua unidade de negócios Imobiliária, que inclui mais de 450 ativos entre lojas próprias, shopping centers, galerias comerciais, projetos em desenvolvimento nos atuais sites
de lojas e landbank para novas lojas , informou a companhia em fato relevante nesta terça-feira.

A efetiva implantação do projeto criaria uma das maiores empresas de empreendimentos imobiliários com foco no varejo da América Latina e permitiria a estruturação de uma NewCo com mais de R$ 1,5 bilhão de lucro operacional líquido (NOI, na sigla em inglês), calculado como receita bruta menos custos operacionais, estima o Carrefour.

“O Projeto, que está alinhado com a estratégia do Grupo de destravar valor de seus ativos e acelerar o desenvolvimento de seus imóveis, deverá ser realizado em duas etapas principais: o carve-out de ativos em um recém-criado Holding imobiliária; e uma potencial venda de uma participação minoritária no Carrefour Real Estate para um investidor estratégico.

A estrutura esperada após a efetiva implantação do projeto foi apresentada por meio de um infográfico com o Carrefour Brasil e Investidores RE no topo, com a operação varejo sendo controlada pela companhia, os ativos imobiliários sob controle do grupo e dos investidores RE e sendo arrendados pela operação varejo. A operação varejo seria responsável por negócios de aluguel e desenvolvimento de negócios.

CASH & CARRY

A companhia estima ter um portfólio de 470 lojas de Cash & Carry até 2026. As 470 lojas (+200 vs. 2022) incluem as 70 conversões do Grupo BIG já anunciadas, as 20 lojas Maxxi restantes e uma média de mais de 25 lojas por ano até o final de 2026.

Segundo o comunicado, a companhia apresenta uma aceleração significativa quando comparado a média de lojas via expansão orgânica do Grupo Carrefour Brasil de 20 lojas Cash & Carry por ano desde 2018.