São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viajará para a Europa na próxima semana para negociações frente a frente com líderes europeus sobre a invasão russa da Ucrânia, informou a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.
“[Presidente Biden irá discutir] esforços contínuos de dissuasão e defesa em resposta ao ataque não provocado e injustificado da Rússia à Ucrânia, bem como para reafirmar nosso compromisso com nossos aliados da Otan”, disse Psaki durante uma coletiva de imprensa.
A viagem de Biden segue a visita da vice-presidente Kamala Harris aos países da Otan mais à leste, como Polônia e Romênia, na semana passada. Harris conversou com os líderes a crescente crise de refugiados na Europa Oriental desencadeada pela invasão russa e reforçou o apoio do governo dos Estados Unidos.
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, anunciou o que chamou a reunião como uma sessão “extraordinária”.
“Abordaremos nosso forte apoio à Ucrânia e fortaleceremos ainda mais a dissuasão e a defesa da Otan”, escreveu Stoltenberg em um tweet. “Neste momento crítico, a América do Norte e a Europa devem continuar unidos”, completou Stoltenberg.