Casa Branca sinaliza que também irá colocar sanções em russos dentro dos EUA

662

São Paulo – A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, confirmou a informação de que os Estados Unidos irão impor novas sanções à oligarcas russos e sinalizou que o governo poderá ir além, indo atrás daqueles que vivem dentro do território norte-americano.
“Eu não acredito que vai este vá o último conjunto de oligarcas [russos] sendo focados em nossas sanções individuais”, disse Psaki durante coletiva de imprensa na Casa Branca. “Sobre os oligarcas nos Estados Unidos, acho que teremos algumas informações com mais detalhes sobre o assunto com o próprio presidente comentando logo mais”, completou.
A secretária de imprensa voltou a ressaltar que o governo Biden ainda não pretende colocar sanções no petróleo e no gás russos. Segundo ela, a medida teria impacto significativo no preço da commodity, o que beneficiaria Putin e traria problemas para a população dos Estados Unidos.
“Nosso objetivo tem sido maximizar o impacto sobre o presidente Putin e a Rússia, minimizando o impacto para nós e nossos aliados”, disse a secretária. “Também pode ter o potencial de encher os bolsos do presidente Putin, que é exatamente o que não estamos tentando fazer”.
Como contrapartida, a Casa Branca afirmou que pretende reduzir a dependência de energia russa. Porém, a porta-voz disse que os dados públicos mostram que os Estados Unidos importam 10% do total de petróleo e gás, e suspender as compras “teria um grande impacto nos preços do gás direto na bomba dos postos de gasolina”.