São Paulo, SP – O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu entra em uma nova fase de desenvolvimento. Nesta terça-feira, 21 de janeiro, a CCR Aeroportos entregou oficialmente
as obras da fase 1B de ampliação do terminal iguaçuense.
“Este aeroporto é uma infraestrutura essencial para o Paraná e para o Brasil. Ter a responsabilidade de operar o principal acesso aéreo a uma das mais importantes regiões econômicas e turística do Brasil é, ao mesmo tempo, uma honra e um grande compromisso para a CCR Aeroportos”, disse o CEO do Grupo CCR, Miguel Setas. “Este marco só foi possível graças a uma parceria entre o Governo Federal, Estadual, Municipal e a iniciativa privada, que assumiu o desafio de administrar e transformar este equipamento”, completou.
Com investimento que ultrapassa R$ 390 milhões, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Aeroporto de Foz, um dos três mais movimentados do Brasil fora das capitais, agora conta com um terminal de passageiros ampliado em 5 mil m2, além de outras melhorias.
Além das melhorias na infraestrutura do aeroporto, a CCR Aeroportos está finalizando o processo de homologação da extensão da pista de pousos e decolagens, que deverá estar apta à operação em abril. Com isso, a área útil da pista passa dos atuais 2.194m para 2.858m, a maior da região Sul do Brasil.
“A modernização que fizemos inaugura um novo tempo para o turismo e a economia de Foz do Iguaçu e toda a região do Oeste paranaense”, afirmou Fabio Russo, CEO da CCR Aeroportos. “A nova estrutura, tanto no terminal de passageiros quanto na pista de pousos e decolagens, abre um mundo de novas possibilidades de negócios, seja para a atração de voos com aeronaves de maior parte ou instalação de novos serviços no aeroporto”, completou.
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a reforma do aeroporto é estratégica para o desenvolvimento regional. “Esperamos que nos próximos 5 anos a gente possa ampliar ainda mais a sua capacidade de acordo com o crescimento do turismo aqui da região. Temos uma orientação do presidente Lula de fortalecer o turismo internacional aqui no Paraná”, disse.
“A expectativa de quem é de Foz do Iguaçu e acredita no turismo como uma alavanca de
desenvolvimento dessa região é que esta obra seja um grande atrativo de novas linhas aéreas”, apontou Enio Verri, diretor-geral brasileiro de Itaipu .
Durante a cerimônia, o ministro Silvio Costa também mencionou os investimentos da Binacional no desenvolvimento da tecnologia do SAF, o combustível verde para a aviação. É sem dúvida uma grande janela de oportunidades para o Brasil, que vai estar no centro do mundo na agenda da sustentabilidade, afirmou. Até 2050, 10% da aviação brasileira será abastecida por esse combustível.