“Chegou o momento de ajustar a política monetária”, diz Powell

205

São Paulo – O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, enviou uma mensagem clara aos mercados no tão aguardado discurso no simpósio anual do Fed de Kansas City em Jackson Hole, ao afirmar que “chegou a hora” de o banco central começar a reduzir a taxa de juros.

“Chegou a hora de ajustar a política monetária”, disse Powell.  “A direção está clara (…) e o momento e o ritmo dos cortes de juros dependerão dos dados recebidos, das perspectivas em evolução e do balanço de riscos”, acrescentou.

Powell reconheceu a recente fraqueza no mercado de trabalho em seu discurso e disse que o Fed não “busca ou recebe bem um maior enfraquecimento nas condições do mercado de trabalho (…) É improvável que o mercado de trabalho passe a ser uma fonte elevada de pressões inflacionárias tão cedo”, disse Powell.

Powell se concentrou na retrospectiva do que causou a alta inflação e desencadeou uma série agressiva de 13 aumentos de taxas de março de 2022 a julho de 2023. No entanto, ele observou o progresso contra a alta de preços e disse que o Fed agora pode voltar seu foco igualmente para o outro lado de seu mandato duplo, ou seja, garantir que a economia permaneça em torno do pleno emprego.

“O aumento da inflação, disse Powell, foi “um fenômeno global”, resultado de “rápidos aumentos na demanda por bens, cadeias de suprimentos tensas, mercados de trabalho apertados e aumentos acentuados nos preços das commodities”, disse Powell.

“A inflação diminuiu significativamente… Nosso objetivo tem sido restaurar a estabilidade de preços enquanto mantemos um mercado de trabalho forte, evitando os aumentos acentuados no desemprego que caracterizaram episódios anteriores de desinflação quando as expectativas de inflação eram menos bem ancoradas. Embora a tarefa não esteja concluída, fizemos um bom progresso em direção a esse resultado”, acrescentou.

O líder do Fed atribuiu confiança no banco central e expectativas bem ancoradas de que a inflação acabaria diminuindo, e assim evitar uma forte desaceleração durante o ciclo de alta de juros..

“O Fomc não hesitou em cumprir nossas responsabilidades e nossas ações demonstraram com força nosso compromisso em restaurar a estabilidade de preços”, disse ele.