China coloca Country Garden na lista preliminar de incorporadoras para receber apoio financeiro

284

O governo chinês colocou a incorporadora imobiliária Country Garden, uma das maiores da China, em uma lista com mais 50 empresas do setor para receber apoio financeiro, segundo informações da agência Reuters.

Os problemas que se avolumam no setor imobiliário chinês, que representa um quarto de toda a atividade econômica do país, trazem receios de uma crise financeira, e que tem um peso forte no crescimento econômico da China. Para o governo, a ideia é evitar que riscos de liquidez da Country Garden se espalhem pela China. A lista com as incorporadoras que receberão apoio governamental será divulgada em alguns dias.

As últimas notícias mostram que o governo da China mudou drasticamente a sua atitude em relação ao setor imobiliário, com medidas de apoio mais ativas, num passo positivo para a indústria, disse Ting Meng, analista de crédito do ANZ Bank China.

No entanto, para os promotores inadimplentes, qualquer nova injeção de dinheiro dará prioridade à entrega de casas, em vez do pagamento da dívida, disse ela, acrescentando que a resolução dos problemas da dívida dependeria de futuras negociações de reestruturação.

O maior obstáculo para uma recuperação imobiliária ainda é o enorme número de projetos habitacionais atrasados em cidades de nível inferior, disse a corretora Nomura. “Esperamos que Pequim acabe por resgatar alguns grandes promotores problemáticos e preencher a vasta lacuna de financiamento para a construção e entrega dessas casas pré-vendidas”.

Com quase US$ 11 bilhões em títulos offshore e US$ 6 bilhões em empréstimos onshore, a Country Garden disse, após o incumprimento, que garantiria a entrega ao domicílio e disse a alguns credores que tinha como meta um plano aproximado de reestruturação da dívida offshore antes do final do ano.