Por Cristiana Euclydes
São Paulo – O porta-voz do Ministério do Comércio da China, Gao Feng, sugeriu que o país considera comprar produtos agrícolas norte-americanos, e elogiou o adiamento, pelos Estados Unidos, da alta de tarifas a US$ 250 em bens chineses.
“As empresas chinesas começaram a fazer perguntas sobre a compra de produtos agrícolas dos Estados Unidos, e soja e suínos estão dentro do escopo da pesquisa”, de acordo com o porta-voz, em coletiva regular de imprensa.
“Espera-se que os dois lados continuem se encontrando no meio do caminho e adotem ações práticas para criar condições favoráveis negociações. Isso é benéfico para a China e os Estados Unidos e para o mundo inteiro”, disse ele.
O porta-voz também elogiou a decisão anunciada ontem pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de adiar de 1 para 15 de outubro um aumento programado nas tarifas aplicadas a alguns produtos importados chineses. “Congratulamo-nos com a ação de boa vontade lançada pelos Estados Unidos”, disse.
Em relação à décima terceira rodada de negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China, previstas para o início de outubro, em Washington, ele disse que “os dois lados estão se comunicando sobre as disposições relevantes para as consultas de alto nível”.