China cresce 3,2% no 2º tri em base anual, e 11,5% ante 1º tri

1043

São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 3,2% no primeiro trimestre deste ano ante o mesmo período de 2019, recuperando-se da contração do trimestre anterior e superando as expectativas dos analistas. Os dados são do departamento oficial de estatísticas.

Os analistas esperavam alta de 2,6%. Em base trimestral, o PIB da China avançou 11,5% no segundo trimestre deste ano. No primeiro trimestre de 2019, o PIB havia recuado 6,8% em base anual – na primeira queda já registrada desde que o país começou a divulgar dados trimestrais, em 1992 -, e caído 9,8% em base trimestral.

“No primeiro semestre deste ano, a economia chinesa superou gradualmente os efeitos adversos provocados pelo impacto da pandemia e alcançou uma recuperação gradual”, de acordo com o porta-voz do departamento de estatísticas do país, Liu Aihua, em coletiva de imprensa após a divulgação dos dados.

Ao mesmo tempo, disse ele, deve-se notar que “as perdas causadas pela pandemia não foram totalmente compensadas e será preciso muito trabalho para levar a economia ao normal”.

Ao ser questionado sobre os impactos da pandemia no terceiro e quarto trimestre deste ano, ele disse que “a julgar pela recuperação de vários indicadores econômicos no primeiro semestre do ano, especialmente no segundo trimestre, é apoiada a recuperação contínua da economia no segundo semestre”.

Ele afirmou ainda que, desde março, muitos indicadores claramente se recuperaram. “Esse tipo de tendência operacional mostra que o impacto geral da pandemia é controlável e a capacidade de auto-ajuste econômico da China é relativamente forte”, disse, citando medidas adotas por Pequim para promover a prevenção e controle da pandemia.