São Paulo – A China anunciou nesta quarta-feira que concluiu “com sucesso” os exercícios militares realizados ao redor de Taiwan nos últimos dias, mas deve continuar com patrulhas regulares na região.
Em um breve comunicado, o Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular disse que suas operações militares conjuntas em torno da ilha autogovernada “concluíram com sucesso várias tarefas e testaram efetivamente as capacidades integradas de combate das tropas”.
“As forças ficarão de olho nas mudanças na situação no Estreito de Taiwan, continuarão a realizar treinamento e preparação para o combate, organizarão patrulhas regulares de prontidão de combate na direção do Estreito de Taiwan e defenderão resolutamente a soberania nacional e integridade territorial”, acrescentou.
As atividades começaram na última quinta-feira (4) e estavam previstas para encerrarem no domingo (7). Entretanto, o governo chinês anunciou no começo desta semana que manteria os exercícios militares na região.
A pressão da China veio como resposta à visita da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nanci Pelosi, a Taiwan na semana passada – considerada pelo governo chinês uma provocação.
Os exercícios incluíram lançamentos de mísseis balísticos, alguns dos quais sobrevoaram a capital da ilha, Taipé, e simularam ataques aéreos e marítimos nos céus e águas circundantes.