China fornecerá 2 bilhões de doses de vacinas contra a covid-19 ao mundo em 2021

436

São Paulo – O presidente chinês, Xi Jinping, anunciou que vai fornecer 2 bilhões de doses de vacinas contra a covid-19 ao mundo neste ano. A declaração foi feita em um evento internacional sobre imunizantes e acontece dias depois de o presidente norte-americano, Joe Biden, afirmar que os Estados Unidos haviam doado mais vacinadas que China e Rússia juntos.

“A China continuará a fazer todo o possível para ajudar os países em desenvolvimento a lidar com a pandemia. Durante este ano, a China se esforçará para fornecer ao mundo 2 bilhões de doses de vacinas”, disse ele durante discurso escrito para o Fórum Internacional de Vacinas contra covid-19.

Na terça-feira, em pronunciamento sobre a pandemia, Biden disse que os Estados Unidos já haviam doado 110 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a 65 países, incluindo aqueles com os quais Washington não tem uma boa relação. “Na luta contra a pandemia, os Estados Unidos querem ser o arsenal de vacinas do mundo”, disse Biden na ocasião.

Hoje, além de anunciar o fornecimento de 2 bilhões de doses, Xi também disse que a China decidiu doar US$ 100 milhões ao mecanismo da Covax, liderando pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que tem como objetivo garantir o acesso de países de baixa renda às vacinas contra a covid-19.

“Estamos prontos para trabalhar em conjunto com a comunidade internacional para promover a colaboração global no campo das vacinas e contribuir para a construção de um destino comum para a humanidade”, afirmou Xi.

No final de julho, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, disse que Pequim forneceu mais de 700 milhões de doses de vacinas para outros países.