Por Leandro Tavares
São Paulo – A Marfrig informou que teve mais duas plantas habilitadas para exportação de carne bovina à China. As unidades autorizadas foram Tangará da Serra e Várzea Grande, ambas localizadas no estado Mato Grosso.
Com isso, a companhia passa a ter 11 plantas habilitadas para exportação ao país asiático, sendo cinco no Brasil, quatro no Uruguai e duas na Argentina.
A Minerva, por sua vez, teve mais duas unidades habilitadas a exportar carne bovina para a China, sendo elas as de maiores capacidade de abate da companhia, com um total de 3.500 cabeças de gado por dia.
As plantas autorizadas foram Rolim de Moura (RO) e Palmeiras de Goiás (GO). Com as novas habilitações e somada a unidade de Barretos (SP), a companhia passa a atender a China por meio de três plantas com uma capacidade total de aproximadamente 4.340 cabeças por dia, representando 45% da capacidade total de abate no Brasil.
A subsidiária Athena Foods possui quatro plantas habilitadas para o país asiático, localizadas no Uruguai e na Argentina. Juntas, a capacidade total é de 5.600 cabeças de gado por dia. Com as novas aprovações, a capacidade da Minerva para a atender a China é de 9.940 cabeças por dia.
Por fim, a BRF teve duas novas plantas habilitadas para exportação à China, sendo uma de frango e uma de suíno, localizadas em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, com capacidade de abate diária de aproximadamente 300 mil aves e 5 mil suínos.
Com essas novas autorizações, a companhia passa a ter nove plantas para exportar para o país asiático, sendo sete de aves e duas de suínos.