A porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse na coletiva diária de imprensa de hoje (4) que o presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, não se encontre com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, que está visitando o país norte-americano.
“Instamos os Estados Unidos a cumprir o princípio de Uma Só China e as disposições dos três comunicados conjuntos China-Estados Unidos, a não permitir a viagem de ‘trânsito’ de Tsai Ing-wen aos Estados Unidos e a não organizar qualquer reunião ou contato entre Tsai e figuras e autoridades políticas norte-americanas. O lado chinês acompanhará de perto a evolução da situação e defenderá resolutamente nossa soberania e integridade territorial”, afirmou.
Tsai fez uma escala nos Estados Unidos, depois de ter viajado pela América Central e visitado Guatemala e Belize.
A China considera Taiwan uma província rebelde, e que faz parte de seu território. Já Taiwan se considera uma república independente do governo chinês. A viagem de Tsai aos Estados Unidos “viola seriamente o princípio e as disposições da China nos três comunicados conjuntos China-Estados Unidos e prejudica gravemente a soberania e a integridade territorial da China”.