Por Cristiana Euclydes
São Paulo – A China e os Estados Unidos Estão tendo discussões profundas sobre a fase um do acordo comercial entre os dois países, e a retirada de tarifas é uma condição para a assinatura do pacto, de acordo com o Ministério de Comércio chinês.
“O lado chinês enfatizou repetidamente que a guerra comercial deveria começar com a adição de tarifas e também deveria ser abolida pela eliminação de tarifas, uma condição importante para os dois lados chegarem a um acordo”, disse o porta-voz do Ministério, Gao Feng.
“Se as duas partes chegarem ao acordo da primeira fase, a extensão do cancelamento tarifário deve refletir completamente a importância do acordo da primeira fase e sua importância deve ser avaliada por ambas as partes. Os dois lados estão discutindo isso em profundidade”, acrescentou.
Ontem, o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que as negociações com a China estão avançando rapidamente, mesmo após relatos de que há um impasse sobre as compras de produtos agrícolas dos Estados Unidos pela China, mas Pequim não parece disposta a se comprometer com um valor específico. Trump quer que os chineses comprem até US$ 50 bilhões.
Na terça-feira, Trump disse que que a primeira fase do acordo comercial seria assinada em breve, sem definir uma data ou local específicos, e afirmou que, caso um pacto não seja assinado, vai elevar substancialmente as tarifas à produtos importados chineses.