China tem maior alta diária de infecções por covid-19 em surto atual

751

São Paulo – A China reportou 124 novos casos de covid-19 em um dia, a maior alta diária do surto atual, que começou em julho, incluindo 80 infecções de transmissão local, de acordo com dados divulgados pela Comissão Nacional de Saúde do país.

As autoridades de saúde chinesas distinguem entre infecções importadas e transmitidas localmente e incluem apenas os casos sintomáticos na contagem oficial. As infecções assintomáticas somaram 58 em um dia, sendo 21 de transmissão local.

A maioria dos novos casos sintomáticos foi reportada na província de Jiangsu – que possui a segunda maior produção econômica da China, depois de Guangdong – com 80 contaminações em um dia. A capital da província, Nanjing, é considerada o epicentro do surto atual, quando casos da variante Delta do vírus, mais contagiosa, foram detectados no aeroporto da cidade.

Os primeiros nove casos entre funcionários do aeroporto, que especialistas em saúde pública rastrearam até um passageiro de uma aeronave que chegou à cidade da Rússia em 10 de julho, só foram descobertos 10 dias depois, durante um teste em massa de rotina. Enquanto isso, o vírus se espalhou por toda a China.

Para conter as crises, as autoridades locais nas áreas afetadas restabeleceram medidas pandêmicas mais rígidas e pediram aos residentes que evitem viagens desnecessárias. As autoridades em Nanjing realizaram uma nova rodada de testes em massa em seus 9,3 milhões de residentes.