CMA ENTREVISTA: Inflação no mundo. Como os BCs atuarão para estancar a alta dos preços?

515

     São Paulo, 26 de maio de 2022 – O problema da inflação em ritmo de subida não se restringe ao Brasil. O mundo sofre também com a alta dos preços – que, em alguns países, atingiu a maior alta em muitos anos. Os bancos centrais têm um papel muito importante no controle da inflação por meio da alta das taxas básicas de juros.

 

     Além disso, no período da pandemia, os bancos e os governos implementaram uma política de injeção de liquidez na economia. Isso aconteceu para evitar que boa parte da população sofresse com a falta de emprego e a brusca redução de renda. Mas agora é hora de retirar, aos poucos, esse excesso de liquidez para arrefecer a inflação.

 

     Para explicar a dinâmica deste cenário, o economista-chefe da Infinity Asset, Jason Vieira, concedeu entrevista à editora de Internacional da Agência CMA, Vanessa Zampronho. Ele cita o exemplo dos Estados Unidos. “Muitos dos trabalhadores nos Estados Unidos vêm escolhendo ficar em casa diante dos benefícios dados pelo governo, o que desencadeia uma série de problemas que resultam numa maior inflação”.

 

     Na Europa, a situação não é muito diferente – mas tem um detalhe adicional. O Banco Central Europeu ainda não subiu a taxa básica de juros. “O BCE está atrás da curva [em relação a outros bancos centrais], em um momento em que a contenção da inflação não deveria passar pela política monetária, mas, sim, pela redução dos estímulos”.

 

Acompanhe a íntegra da entrevista abaixo:

 

 

     O vídeo faz parte da programação da CMA TV. O programa CMA Entrevista será divulgado quinzenalmente. Os jornalistas da redação da Agência CMA vão ouvir especialistas sobre temas de relevância para o mercado financeiro, tentando antecipar cenários.

 

     Se inscreva no canal da CMA no Youtube (https://www.youtube.com/user/CMAMarkets) e ative as notificações para receber os vídeos produzidos pela Agência CMA.

 

Copyright 2022 – Grupo CMA