CMSE autoriza ONS despachar térmicas no Sudeste/Centro-Oeste

942

São Paulo – O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) decidiu que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deverá maximizar o intercâmbio de energia para o subsistema Sul, respeitando os limites elétricos vigentes, e autorizou o despacho térmico fora de ordem de mérito no subsistema Sudeste/Centro-Oeste.

As medidas fazem parte ações excepcionais para atender o subsistema Sul em meio à permanência do cenário de escassez de chuvas na região.

O CMSE também autorizou o ONS a despachar geração termelétrica fora da ordem de mérito e a importação de energia da Argentina ou do Uruguai, desde que alocável no subsistema Sul considerando a programação diária da operação, minimizando o custo operacional total do sistema elétrico e respeitando as restrições operativas.

As medidas têm como finalidade minimizar a geração hidrelétrica no subsistema Sul e visam recuperar seu armazenamento equivalente.

Segundo o CMSE, a redução na carga do Sistema Interligado Nacional (SIN), às restrições de atividades comerciais em determinadas localidades, em decorrência da pandemia de coronavírus, pode contribuir para o aumento do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas e ampliar a segurança do atendimento ao SIN.

GERAÇÃO E TRANSMISSÃO

Em março, a expansão verificada foi de 1.606 megawatts (MW) de capacidade instalada de geração de energia elétrica, 878 quilômetros de linhas de transmissão e 1.344 MVA de capacidade de transformação.

Desta maneira, a expansão em 2020 totalizou 2.083 MW de capacidade instalada de geração, 2.108 quilômetros de linhas de transmissão e 5.060 MVA de capacidade de transformação.