Com votação recorde, Lira é reeleito presidente da Câmara pelos próximos dois anos

788

Brasília – Com uma votação recorde, Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito presidente da Câmara dos Deputados, pelos próximos dois anos. Lira conseguiu articular o apoio de um amplo bloco parlamentar com 496 deputados, incluindo partidos de distintas correntes ideológicas, como o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Lira derrotou os deputados Chico Alencar (PSol-RJ), que teve 21 votos, e Marcel van Hattem (Novo-RS). Foram registrados cinco votos em branco. Lira somou 464 votos.

Após a proclamação do resultado pelo deputado Átila Lins (PSD-AM), que comandou a sessão por ter o maior número de mandatos, Lira fez um discurso em defesa da democracia, condenou os ataques aos Poderes e a invasão e depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). Lira também pregou a pacificação do país e o respeito à harmonia entre os Poderes.

“É hora de desinflamar o Brasil e distensionar as relações. E os Poderes devem dar o exemplo. É hora de cada um ocupar o seu quadrado institucional”, afirmou Lira, dizendo haver “grandes desafios” a serem superados no país.

Para Lira, a Câmara dos Deputados, nos últimos dois anos, demonstrou que é possível divergir, mas trabalhar a favor do Brasil. “Aqui todos tiverem voz. Este foi meu compromisso fundamental, que faço questão de renovar com vocês. Esta tribuna continuará aberta e plural”, disse.

Os demais integrantes da Mesa Diretora são:

. 1ª vice-presidência:  Marcos Pereira (Republicanos-SP) 458
. 2ª vice-presidência: Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) 385
. 1ª secretaria: Luciano Bivar (União-PE)
. 2ª secretaria: Maria do Rosário (PT-RS)
. 3ª secretaria: Júlio Cesar (PSD-PI)
. 4ª secretaria: Lucio Mosquini (MDB-RO)
. Suplentes: André Ferreira (PL/PE), Gilberto Nascimento (PSC-SP), Beto Pereira (PSDB-MS) e Pompeo de Mattos (PDT-RS).