Por Cristiana Euclydes
São Paulo – O comércio global de mercadorias deverá permanecer abaixo da tendência no quarto trimestre de 2019, devido ao aumento de tensões comerciais e de tarifas em setores importantes, de acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC).
O indicador de comércio de mercadorias da OMC subiu para 96,6 pontos, marcando uma ligeira melhora em comparação com os 95,7 pontos registrados em agosto, mas permanecendo bem abaixo do valor de referência de 100 pontos, sinalizando crescimento abaixo da média.
“Alguns componentes do indicador estabilizaram-se desde a última leitura em agosto, enquanto outros permanecem em trajetória de queda, refletindo tensões comerciais mais altas e tarifas crescentes em setores-chave”, de acordo com a OMC.
Ainda segundo a organização, os indicadores dos pedidos de exportação, produtos automotivos e transporte de contêineres avançaram, enquanto os índices de frete aéreo internacional, componentes eletrônicos e matérias-primas deterioraram-se ainda mais abaixo da tendência.
Em setembro, a OMC havia revisado para baixo sua projeção de crescimento do comércio global para 2019, para 1,2%, após previsão de alta de 2,6% divulgada em abril, devido à escalada das tensões comerciais e à desaceleração da economia global.