São Paulo, 31 de maio de 2023 – A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, revelou na quarta-feira (30) um plano de quatro pontos para aproximar os Bálcãs Ocidentais da União Europeia (UE). Durante o Fórum GLOBSEC Bratislava, von der Leyen destacou a necessidade de maior engajamento por parte da UE para atrair os países aspirantes da região, que até agora têm enfrentado um processo de adesão estagnado e prolongado.
“Finalmente percebemos que não basta apenas esperar que nossos amigos de fora da União se aproximem de nós”, disse von der Leyen a uma multidão de autoridades e pensadores de todo o continente. “Também devemos assumir a responsabilidade de trazer os aspirantes a membros de nossa União muito mais perto de nós.”
O plano proposto pela presidente da Comissão Europeia inclui esforços para alinhar ainda mais os Bálcãs Ocidentais com o mercado único da UE, aprofundar a integração econômica regional, acelerar reformas judiciais e anticorrupção, além de aumentar o financiamento de pré-adesão. Von der Leyen ressaltou que os Bálcãs Ocidentais têm o potencial de se juntar ao mercado único digital da UE em áreas como comércio eletrônico e segurança cibernética, facilitando o comércio de bens e pagamentos.
“Os Bálcãs Ocidentais podem se juntar ao nosso mercado único digital em áreas como comércio eletrônico e segurança cibernética. Poderíamos facilitar nosso comércio de bens e pagamentos”, observou a presidente da Comissão.
A recente invasão da Ucrânia pela Rússia também reforçou o compromisso da UE em apoiar os países dos Bálcãs Ocidentais, com o objetivo de reduzir a influência de Moscou na região. “Quero que nosso mercado único seja um motor de mudança, não apenas para os países que já aderiram à família, mas também para aqueles que ainda estão a caminho”, argumentou von der Leyen.
Em relação aos países dos Bálcãs Ocidentais, von der Leyen destacou que também é necessário que eles façam sua parte para ter acesso aos novos benefícios. “Queremos oferecer antecipadamente aos Bálcãs Ocidentais algumas das vantagens da adesão. Mas, claro, isso também significa que certos requisitos de adesão também devem ser atendidos com antecedência”, afirmou ela.
Além disso, a presidente da Comissão ressaltou a importância de aumentar os recursos financeiros dedicados aos Bálcãs Ocidentais, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e facilitar o processo de integração. “Devemos aumentar os recursos dedicados aos Bálcãs Ocidentais”, enfatizou von der Leyen.