São Paulo, 27 de agosto de 2020 – O Indice de Confiança da Indústria (ICI) subiu pelo quarto mês consecutivo em agosto, em 8,9 pontos em relação a julho, a 98,7 pontos, conforme dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o indicador recuperou 40,5 pontos, ou 93,8% perdidos dos 43,2 pontos perdidos entre março e abril, sob impacto da pandemia de coronavírus.
Segundo a economista da FGV, Renata de Mello Franco, a confiança do setor industrial neste mês manteve a tendência de recuperação iniciada nos últimos meses de forma consistente e disseminada. “Contudo, observamos que ainda há muita incerteza das empresas”, pondera. Segundo a FGV, a confiança aumentou em 18 dos 19 segmentos industriais pesquisados neste mês, e foi determinada pela melhora tanto da percepção dos empresários sobre o cenário presente quanto em relação ao futuro.
Em base mensal, o Indice da Situação Atual (ISA) avançou 8,7 ponto, a 97,8 pontos, enquanto o Indice de Expectativas (IE) cresceu 9,1 pontos, a 99,6 pontos, ficando acima do nível de março, mas ainda abaixo do apurado em fevereiro. Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) teve alta de 3 pontos percentuais (pp), a 75,3%, voltando ao patamar de março e ficando apenas 0,9 pp abaixo do de fevereiro.
A abertura dos componentes do ICI mostra que, no âmbito do ISA, houve aumento da satisfação dos empresários com a situação atual dos negócios, dos estoques e sobre a demanda total. Já em relação ao IE, todos os três subíndices (produção prevista, emprego previsto e evolução do ambiente de negócios) apresentaram crescimento significativo.
A edição deste mês da confiança da indústria coletou informações de 1.093 empresas entre os dias 1 e 25. A próxima divulgação da sondagem industrial ocorrerá em 28 de setembro, sendo que a prévia deste levantamento sai no dia 21 do próximo mês.