Confiança de empresário e consumidor volta a cair em outubro

608

São Paulo – A confiança dos consumidores e dos empresários caiu em outubro, interrompendo a sequência de recuperação que vinha sendo observada nos meses recentes, de acordo com dados preliminares divulgados em caráter extraordinário pela Fundação Getulio Vargas (FGV) Em relação ao número final de setembro, o Indice de Confiança Empresarial (ICE) aponta queda de 1,1 ponto, para 96,4 pontos, enquanto o Indice de Confiança do Consumidor (ICC) indica recuo de 3,9 pontos, a 79,5 pontos, segundo os dados prévios coletados até ontem.

“Os resultados prévios das sondagens de outubro sugerem uma interrupção na tendência de recuperação da confiança empresarial, com piora das expectativas em todos os setores, exceto na indústria, que continua com perspectivas bastante otimistas para os próximos meses”, disse Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das sondagens da FGV.

Para os empresários, a queda da confiança decorreria exclusivamente da piora das expectativas para o futuro, dado que haveria melhora da percepção sobre o momento atual.

“O nível muito baixo da confiança dos consumidores decorre em grande medida da preocupação com o mercado de trabalho, a aceleração recente dos preços de alimentos e da incerteza com a pandemia e com o fim do período de benefícios emergenciais. O descolamento entre a confiança de empresários e consumidores é a maior desde 2010”, acrescentou.