Confiança do comércio melhora pelo 3º mês seguido em junho

466

São Paulo – O índice de confiança do comércio (Icom) avançou pelo terceiro mês seguido em junho, avançando 2,0 pontos na comparação com o mês anterior, indo agora a 95,9 pontos, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com isso, o Icom encontra-se no nível mais elevado desde setembro de 2020.

No período, houve alta da confiança em quatro dos seis principais segmentos do setor. A abertura do dado também mostra que o resultado reflete a melhora da avaliação em relação ao cenário presente. Em base mensal, o Índice de Situação Atual (ISA-COM) avançou 9,3 pontos, a 10429 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) teve queda de 5,9 pontos, a 87,6 pontos.

O coordenador da pesquisa na FGV, Rodolpho Tobler, observa que o resultado consolida a tendência positiva do setor passadas as medidas mais restritivas do final do primeiro trimestre.

“O resultado positivo desse mês foi influenciado pela percepção de aumento do ritmo de vendas, enquanto as expectativas voltaram a oscilar, sugerindo que o cenário para os próximos meses ainda apresenta riscos. A melhora da confiança do consumidor, ampliação da vacinação e recuperação do mercado de trabalho são fatores que podem solidificar essa retomada. Mas a incerteza e o risco de novas ondas da pandemia ainda pesam no sentido oposto”, avalia ele.

A edição deste mês coletou informações de 801 empresas entre os dias 1 e 24 de junho. A próxima divulgação da sondagem do comércio será em 29 de julho.